Haja piña colada…s

29/05/2019
_____

Cancún brasileira

Em janeiro de 2012, o então deputado federal Jair Bolsonaro foi multado pelo Ibama em R$ 10 mil por pescar na Estação Ecológica de Tamoios, um local de preservação que ocupa 6% da baía de Angra dos Reis. Como Jair veio para destruir, não para governar, o resto da história é previsível. Primeiro a multa foi anulada, e o fiscal que a aplicou, exonerado de um cargo de chefia do Ibama. Agora, Bolsonaro quer transformar a região, que preserva mais de 200 espécies – entre elas a garoupa, o cavalo-marinho, o boto cinza e o peixe-anjo, que estão ameaçadas de extinção – na “nossa Cancún”.  “Por que tem que ter lá uma estação ecológica?”, perguntou, com mágoa, dois dias atrás, no Rio de Janeiro. “Na baía de Angra, a única recordação que eu tenho é uma multa.”

Quer saber mais?
Enquanto isso, perto dali, milícias lucram com a pesca

Vale fora do Pacto Global

Ontem a Vale anunciou sua saída do Pacto Global da ONU, uma iniciativa com 13 mil signatários, que incentiva empresas a atuarem com algum tipo de responsabilidade social. O anúncio ocorreu após a pressão de quinze ONGs ligadas ao meio ambiente e aos direitos humanos, como a Conectas, a Justiça Global e o Movimento dos Atingidos por Barragens, que haviam enviado um documento, à ONU, acusando a Vale de ignorar os riscos da barragem de Brumadinho, que rompeu no começo do ano, matando 244 pessoas. A Vale decidiu sair antes de ser expulsa do pacto, o que traria sérios prejuízos a sua imagem – especialmente fora do país. Perdeu o prestígio, mas não valor de mercado, já que não houve queda no valor das ações.

Quer saber mais?
Uma barragem da Vale está na iminência de romper, e a lama pode destruir o município de Barão de Cocais

O dia do Dias

O STF decidiu que não vai mais divulgar a agenda do presidente da corte, Dias Toffoli, antes das suas aparições públicas, por razões de segurança. A decisão foi anunciada um dia depois das manifestações em apoio ao governo, em que a corte foi um dos principais alvos de críticas (#SoldadoeCaboFeelings). A medida não é ilegal, dado que a agenda acaba sendo publicada, com atraso, mas cria um precedente complicado: e se ministros e presidente da República resolvem fazer uso do mesmo artifício?

Quer saber mais?
O processo aberto no STF é bastante questionável

MemeNews é financiado pela Open Society Foundations, por meio de um projeto que pretende unir humor e mudanças sociais.